08 março 2012

Inimigos das árvores atacam no Rio de Janeiro!

Via facebook da AMAGÁVEA (Associação de Moradores e Amigos da Gávea) - 7 de março de 2012:

Ipê Amarelo em setembro do ano passado - foto: AMAGÁVEA
Prezado Morador e amigo da Gávea,

Fomos informados a partir de um telefone de uma moradora da rua Vice Governador Rubens Berardo sobre o corte de árvores na esquina com Marques de São Vicente hoje. Na mesma hora estivemos no local e acionamos a 6 RA na presença do Sr. Leonardo Spritzer onde pedimos para verificar todos a documentação que "permite" o absurdo que está sendo realizado no local.

Hoje, 17 árvores, inclusive um ipê amarelo lindo, estão sendo derrubados na Gávea. Tudo com autorização da Prefeitura.

Segundo o advogado da construtora, que foi abordado no local o logradouro público, que fica na esquina da Vice Governador Rubens Berardo com a Marquês de São Vicente, sofreu “processo de investidura”. Ou seja, a Prefeitura, sem consultar a associação de moradores, na encolha, gentilmente VENDEU a esquina para que ela faça parte de um projeto de edificação.

Estamos acionando a advogada da Associação para verificar que medidas possíveis ainda podem ser tomadas e diversos moradores hoje, já marcaram um protesto em frente ao local para a partir das 17h.

Pedimos por email uma cópia de toda a documentação do caso em questão.

UMA PRAÇA PUBLICA NÃO PODE DESAPARECER DO BAIRRO SEM UMA CONSULTA PRÉVIA DA POPULAÇÃO, SEM QUE A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES SEJA ABORDADA, QUE A QUESTÃO SEJA DISCUTIDA EM PLENÁRIA POR TODOS OS MORADORES, ASSOCIADOS OU NÃO.

Seguem algumas fotos do Ipe amarelo florido em setembro do ano passado e do crime ambiental ocorrido hoje pela amanhã com o corte da árvore.

Algumas duvidas precisam ser respondidas:

- como uma praça pode ser vendida para construção de um imovel em pleno bairro sem a consulta da população e da Associação de moradores?
- como uma praça pode ser destruida sem nenhum tipo de proteção dos orgãos governamentais? Pelo contrário, com seu conhecimento e conivencia!
- como árvores podem ser simplesmente arrancadas, cortadas, eliminadas sem nenhum respeito ao meio ambiente e moradores da região?
- Onde estão as placas do novo empreendimento ?


A Amagavea somos todos nós !

Atenciosamente,
Amelia Crespo
Presidente da Amagávea


O crime sendo cometido - foto: AMAGÁVEA